segunda-feira, 11 de abril de 2011

Analisando a mente de um psicopata... Ou tentando

Helo guys!

Como estão vocês? Espero que bem... E aí? Estão sentindo a minha falta? Sabe, eu sincera,ente espero que sim... Porque eu estou sentindo falta de escrever para vocês... Mas sabem como é né... Eu ando meio ocupada!
Como vão as preparações para o feriadão? Está chegando a páscoa e eu quero chocolate! De preferência, um ovo de páscoa... Quase não tenho ganhado ovos de páscoa... Minha família acha que estou velha demais. Ok... Quem acha isso sou eu... Mas não interessa, eu quero ovo de páscoa!
Bem guys, o post de hoje é sobre algo que abalou todo o estado do Rio de Janeiro, nenão, todo o Brasil. Não digo todo o mundo porque em paises como EUA, isso já aconteceu tantas vezes que até já perdeu a graça. Estou me referindo ao assassinato de 11 crianças em uma escola fluminence.
Aos desinformados, e/ou desinformdas, a coisa se precedeu assim: na manhã de quinta-feira, dia 9 de Abril na escola Tasso da Silveira em Realengo, Rio de Janeiro, um ex-aluno da mesma a penetrou portando duas armas, uma era calibre 38 e a outra não me lembro, acho que 32 e pois-se a assassinar friamente alunos. Mais precisamente meninas e um ou dois meninos, também não lembro o certo, ferindo muitos outros alunos. Esse jovem, afinal era um jovem de apenas 24 anos, foi pego pela polícia com um tiro na perna e antes que providências pudessem ser tomadas, ele se matou.
O básico foi isso. O intuito do meu post é analisar os motivos desse jovem com as poucas informações que sei. Vou aproveitar também para analisar alguns detalhes do fato que, para muitos, passaram despercebidos. Ajudem-me nessa tarefa, admito, não muito fácil. Enjoy!
Vamos começar falando sobre o jovem Willington Menezes de Oliveira, o atirador. Como já disse acima, ele fora ex-aluno da escola Tasso da Silveira. Não era, visualmente, muito bonito e dizem que na escola, ele sofria bullying. Pelo que entendi, ele era filho adotivo e perdeu seus "pais". Primeiro o pai ehá dois anos, a mãe. Tem irmãos, uma irmã ou um irmão está em Brasília. Vale dizer que, não se pronunciaram sobre o ocorrido.
Na quinta-feira, o atirador foi à escola, alegando ser ex-aluno e palestraria no aniversário de 40 anos do local. Assim, ele penetrou e passou, sala por sala, atirando. Ele levava consigo duas armas, bastante munição e uma ferramenta que o permitia recarregar as armas mais rapidamente. Dizem que ele adquiriu essas ferramentas as roubando ou as comprando na Internet.
Ele escolhia os alunos que iriam morrer. Foram 10 meninas e 1 menino, se não me falha a memória. Sua mira era perfeita, acertando sempre na cabeça ou no peito. Ele também feriu outros alunos no braço, barriga, etc. Suspeito que não tinha a intenção de matá-los. E um detalhe: antes de atirar, ele pedia que a vitma virasse de costas. Outro detalhe: as vitmas portavam boa aparência! Em outras palavras, eram pessoas bonitas.
O jovem levou consigo também uma bolsa onde guardava suas ferramentas, um lençol branco e uma carta. Logo a mostrarei.
A polícia foi chamada por um dos alunos e o atirador foi pego. Porém, usou sua arma para se suicidar.
Agora, vamos analisar os motivos desse jovem. Mas antes, confiram a carta que ele deixou:

Eterna, eu deixei uma casa em Sepetiba da qual nenhum familiar precisa,
existem instituições pobres, financiadas por pessoas generosas que
cuidam de animais abandonados, eu quero que esse espaço aonde eu passei
meus últimos meses seja doado a uma destas instituições pois os animais
são seres muito desprezados e precisam muito mais do que proteção e
carinho do que os seres humanos que possuem a vantagem de poder se
comunicar, trabalhar para se sustentar, os animais não podem pedir
comida ou trabalharem para se alimentarem, por isso, os esqueci (sic)
apropriarem da minha casa, peço por favor que tenham bom senso e cumpram
o meu pedido, pois cumprindo o meu pedido automaticamente os terão
cumprindo a vontade dos pais que desejavam passar este imóvel para o meu
nome e todos sabem disso, senão cumprirem o meu pedido, automaticamente
estarão desrespeitando a vontade dos pais, o que prova que vocês não têm
nenhuma consideração pelos nossos pais que já dormem eu acredito que
todos vocês tenham alguma consideração pelos nossos pais, provem isso
fazendo o que eu pedi

“Primeiramente deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem
luvas, somente os castos ou os que perderam suas castidades após o
casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar
luvas, ou seja, nenhum fornicador ou adúltero poderá ter um contato
direto comigo, nem nada que seja impuro poderá tocar em meu sangue,
nenhum impuro pode ter contato direto com um virgem sem sua permissão,
os que cuidarem de meu sepultamento deverão retirar toda a minha
vestimenta, me banhar, me secar e me envolver totalmente despido em um
lençol branco que está neste prédio, em uma bolsa que deixei na primeira
sala do primeiro andar, após me envolverem neste lençol poderão me
colocar em meu caixão. Se possível, quero ser sepultado ao lado da
sepultura onde minha mãe dorme. Minha mãe se chama Dicéa Menezes de
Oliveira e está sepultada no cemitério Murundu. Preciso de visita de um
fiel seguidor de Deus em minha sepultura pelo menos uma vez, preciso que
ele ore diante de minha sepultura pedindo o perdão de Deus pelo o que eu
fiz rogando para que na sua vinda Jesus me desperte do sono da morte
para a vida.” 

Permitam-me chamar a atenção de vocês para dois detalhes: primeiro, a carta mostra que se escritor tinha um profundo despreso por pessoas sem consideração com suas famílias e um grande respeito pelos animais. Segundo, ele desejava todo um ritual para seu enterro, incluindo orações em seu nome, para que o perdão lhe fosse consebido Com isso, eu concluo que ele tinha plena consciência do estrago que estava prestes a fazer e ainda desejava ser perdoado por isso.
Agora, fora da carta, chamo a atenção de vocês para mais dois detalhes, citados por mim acima: primeiro, ele sofria bullying na escola. Segundo, todas as vitmas portavam boa aparência. Inclusive, ele se recuzou a matar um jovem, o qual chamou de "gordinho". Com isso, eu concluo que o bullying, talvez junto de outros fatores, o deixou transtornado ao ponto de transformá-lo em psicopata. Quem sabe, a ausência da família seja um desses fatores.
As reportagens mostraram que ele era um grande "rato de Internet" e andava fazendo inúmeras pesquisas, inclusive, passagens da Bíblia. Até mesmo, tem-se a teoria de que ele adquiriu habilidades de atirador jogando Counter Stryke, o que eu até julgo possível, mas não acho que tenha sido o jogo que lhe deu a ideia de cometer tais atrocidades. Afinal, conheço muitas pessoas que jogam e nenhuma tem sequer uma ficha criminal. O que me lembra, o dito cujo também não tinha...
Entendam que, com todas essas conclusões, não estou defendendo o fato. Estou apenas tentando entrndê-lo.
Agora, vamos entender uma outra coisa, como o bendito entrou na escola. Foi alegando que ele seria palestrante. Porém, se assistirmos imagens, perceberemos que ele usava roupas típicas de um atirador e os corredores da escola mostravam-se vazios. Todos os alunos estavm em aula. Não parecia haver palestra. Sustento a ideia de que essa foi uma desculpa inventada para convencer a mídia. Afinal, trata-se de uma escola municipal, não pode passar uma imagem ruim, não é?
Existem outras teorias, zilhões delas, explicando esses fatos. Aqui foram as minhas. Mas e vocês, queridos/as leitores/as, o que pensam? Opinem!
Bem pessoas, é basicamente isso! Mas antes de me despedir, quero informar que modificações foram feitas na página Fale Comigo. Dêem uma olhada!

Até a próxima,
kissessssssssss!

2 comentários:

  1. Esse crime, com certeza, foi um dos mais chocantes e terríveis que já aconteceram no Brasil. Principalmente porque acabou com as vidas de jovens inocentes, que nada tinham a ver com o que o assassino sofreu no passado. Sempre que um assassinato de grande repercussão acontece, procura-se punir os culpados de forma adequada, mas, nesse caso, o atirador se matou, deixando um monte de interrogações. Afinal, o que o teria levado a cometer tamanha atrocidade? Que espécie de desejo pode levar alguém a planejar um ataque com tanto cuidado e frieza?
    Ao ler a carta, podemos ter uma ideia bem clara do quanto sua mente era confusa e distorcida. Ele pede que ajudem os animais, cita Deus e fala sobre "virtude". O trecho mais assustador é aquele no qual ele pede que seu corpo não seja tocado por mãos "impuras" e que seja coberto por um lençol branco. O cara estava totalmente perturbado.
    De um lado, temos uma sociedade, que, apesar de moderna, preserva muitos traços conservadores, o que está a um passo do preconceito, ou seja, rejeição a tudo o que é diferente e foge ao padrão. Do outro, temos religiões patriarcais mal interpretadas através de séculos, que, de uma maneira ou de outra, também excluem certos grupos de pessoas. Talvez sejam os dois lados de uma mesma moeda. Esse jovem foi hostilizado sabe-se lá de que forma no passado e, desestruturado como estava, reagiu de uma forma totalmente brutal e trágica. Acho que a conclusão é que ódio gera ódio e coisas horríveis acontecem em consequência disso. Isso só vai mudar quando as pessoas aprenderem a respeitar umas as outras e romperem com padrões e dogmas estabelecidos pela sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol!

    Sobre esse caso, prefiro não falar mais. Foi chocante, terrível demais!

    Vim aqui para te dizer que tem selinho para vc no meu blog:

    http://lunadelua.blogspot.com/2011/04/selinhos.html

    Bjs!

    ResponderExcluir

Fale! Pode falar que qualquer comentário é bem vindo e eu respondo também!