segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Quantos mistérios cercam a Bíblia?

Helo guys!

Bom dia, tarde ou noite para vocês, queridos amigos leitores. Cá estou eu com mais uma coisinha pra comentar com vocês. Mas antes, vou dar alguns pequenos avisos, ok?
Primeiro: eu atualizei a página de links que recomendo, acrescentei mais três links e consertei alguns que estavam errados. Se ainda assim vocês não conseguirem acessá-los, só me avisar que eu arrumo!
Segundo: aos amigos, em sua maioria DV's, que estão com problemas para comentar, povo meu, é fácil! Só ir aí no "coment editor" e o resto é bastante intuitivo. Lembrando que podem sempre me escrever, caso tenham algum problema. Meu e-mail se encontra na página "Sobre mim".
Terceiro: já estou providenciando algumas novas configurações para deixar o blog mais personalizado, eu espero que vocês gostem!
Bem, dados os recados, vamos à baboseira! So let's go! Ah, mais uma coisinha! Aqui, não irei hora alguma ofender ou defender nenhuma crença ou religião, ok? Só vou citar fatos. Agora sim, let's go!
Quantos mistérios cercam a Bíblia? Pois, são mais do que imaginamos, ou ao menos, mais do que eu imaginava. Claro que, tais mistérios não fazem dela, ao menos do meu ponto de vista, mais ou menos sagrado. Quer dizer, eu sou uma pessoa que, se um belo dia, todos os livros do mundo fossem queimados mas eu pudesse salvar um, com certeza esse "um", seria a Bíblia!
E foi justamente o que aconteceu no filme O Livro de Eli. Depois de uma catastrófica guerra, uma espécie de terceira guerra mundial, tudo praticamente acabou. Restaram sobreviventes aqui e ali, mas a civilização se foi. Um custo para achar um pouco de água. E mais! todos os livros foram queimados e o único que restou foi justamente a Bíblia, guardada por este tal de Eli. E ele queria compartilhar o conteúdo daquele livro extraordinário com todos, pois, ele dizia que ali estava a "salvação".
Em uma sinopse que li desse filme, aparece a seguinte expressão: mundo pós apocalíptico. Aí está mais uma coisa que, podem me chamar de burra, eu não sabia! Quando pensamos em "apocalipse" lembramos logo do fim do mundo, estou certa? Pois bem, se traduzirmos a palavra, teremos "revelação". Há quem diga, inclusive, que o mundo não vai acabar, mas sim, o mundo como nós conhecemos vai acabar, pois no dito Apocalipse, tudo nos será revelado.
Um livro que aborda esse assunto do ponto de vista um tanto quanto excêntrico do autor é o livro O Símbolo Perdido, do autor Dan Brown. Ele até cita algumas coisas que têm lógica, mas, apesar de gostar e muito das obras dele, o acho um tanto quanto excêntrico, mas... deixemos minha opinião pra lá, vocês se quiserem, que tirem a prova depois. Ah, e não vou dizer aqui quais são esses exemplos, pra não virar spoiler né? Mas eu recomendo, é uma leitura emocionante e surpreendente.
Agora, deixemos um pouco de lado o ponto de vista dos outros e falemos um pouco de História. Mas bem resumidamente porque eu sei que aqui quem é estudante, provavelmente odeia essa matéria e quem não é mais, um dia odiou, ou estou errada? Bem, mas vamos lá: acredito que todos vocês já tenham ouvido falar na Reforma Protestante e nosso amigo Martinho Lutero, certo? Bem, se não, vamos refrescar um pouco:
Houve um tempo em que a Igreja Católica dominou praticamente tudo, tanto na religião quanto na política. E então, tivemos a chamada Reforma Protestante ou Contrarreforma, com o nosso amigo Lutero aí, que lutou (Olha! Lutero lutou! risos) contra à igreja. Não contra ao cristianismo mas sim, contra à igreja mesmo e seus feitos, originamdo o que entendemos por Igreja Protestante.
Bem, mas isso não vem ao caso. O caso é: considerando que nessa época, pouquíssimas pessoas sabiam ler e escrever. Então, quanto vocês apostam que rolou uma excelente má interpretação ou distorção de muuuuita coisa escrita lá na Bíblia? E, sem falar que, ela foi traduzida para outros idiomas por Lutero e seus discípolos, professores de História me corrijam se eu tiver dito besteira.
Então, podemos ver que a coisa já começa daí. É óbvio que, com tantas igrejas que temos hoje em dia, por mais versões que várias histórias têm, a excência ainda não é a mesma? E duvido muito que mude... Mas de volta ao ponto, com tanta coisa, com tanta gente falando e martelando, rola ou não rola, hora ou outra, uma certa confusão? E sem falar nas diveeeeeeeersas traduções que o livro já teve... Será que não existe, perdida em tantas páginas,alguma informação que não capitamos? Ou será que isso é só uma boa jogada de marketing dos espertalhões pra vender seus livros? Bem, eu sinceramente não sei...
E deixo a pergunta no ar: quantos mistérios cercam a Bíblia?
É guys, é basicamente isso! Agora, antes de me despedir, deixo uns linkzinhos pra vocês, se quiserem... Bem, para quem estiver interessado no e-book O Símbolo perdido, faça o download aqui, via 4shared. E quem quiser baixar o filme O Livro de Eli, clique aqui e baixe via Megaupload ok?
Então,
fui!

P.S.: aguardo comentários! Expressem-se!

3 comentários:

  1. Carolina,

    Apesar de ser evangélica (não frequento mais igreja, mas permaneço envangélica, entende?) a bíblia ainda é um mistério para mim. Há partes que me irritam e decepcionam. Essas partes se encontram no Velho Testamento. É quando Deus pede que Moisés escreva e diga para o povo algumas leis e consequências do descumprimento delas. É exatamente as consequências que me fazem duvidar se foi mesmo uma ORDEM de Deus. É quando Deus ordena que mulheres adúlteras sejam apedrejadas e outtros pecadores também sejam punidos com a morte. A bíblia diz que Deus não é homem para que se arrependa. Ele não volta atrás na sua palavra. Então, por que no Novo Testamento Jesus NÃO permite que aquela mulher pega em delito (adultério)seja apedrejada como diz a lei??? Por que ele volta atrás? Jesus e Deus são o mesmo. E Jesus mesmo que não fosse o próprio Deus jamais desobedeceria seu Pai, pois é Santo.

    Se o autor do Símbolo Perdido, for o mesmo de O Código da Vinci, Anjos e Demônios e Fortaleza Digital, eu o conheço. Conheço suas obras. Conheço as três que citei. Símbolo Perdido ainda não li não.

    Sobre a Reforma Protestante: adorei quando estudei essa matéria na escola...rsrsrs... De verdade. Amo essas coisas sobre religiões. Mas detesto a igreaja católica antiga. Sim. Não posso ser hipócrita e dizer que não. Não sei como ela é hoje em dia, mas foi uma verdadeira causadora de mortes no passado. Ordenou a morte de muita gente inocente e as mortes ainda foram bastante cruéis. O Deus que eu conheço jamais ordenaria essa maldade.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá Luna! Olha, fico feliz que tenha gostado do blog, estou adorando os lindos coments! (risos) Chama mais um povinho pra comentar também hehe!
    Mas vamos lá: olha, apesar de não frequentar muito, nasci e cresci na igreja católica. Porém, sou uma pessoa que não gosto de lacunas e venhamos e convenhamos, a igreja católica parece adorar, deixando certos pontos muito vagos. Como por exemplo, as controvérsias que constam na bíblia. Uma delas é a que você mesma citou. Não deixo de acreditar de forma alguma em Deus, claro que não! Porém, tenho o meu jeito singular de ver as coisas.
    Ah! Acho impossível alguém concordar com a antiga igreja católica. É triste dizer, mas hoje em dia, as coisas não mudaram tanto. Apenas estão menos "cruéis". E também adorei estudar a reforma protestante hehe! Odiava meu professor, mas isso é um caso à parte... (risos)
    Valeu pelo lindo coment,
    kisses!

    ResponderExcluir
  3. Olá Luna e Carolina, gostaria de dizer a vocês que na Bíblia não há mistério, tudo está muito claro. Há propósito em tudo na vida e na Biblia não seria diferente. É importante lembrar que Deus é o grande Criador das leis e também o único que as cumpre. Deus não perdoa pecados. Quando Adão desobedeceu a uma ordem de Deus,ordem esta que ele não comesse do fruto proibido, Adão foi expulso do paraíso e em consequêndia disso deixaria de ser eterno e perfeito e morreria, como de fato morreu. Deus exigia que essa desobediência fosse paga, mas na terra não havia quem conseguisse cumprir a lei (de Moisés, os 10 mandamentos), nós não conseguimos cumprir a lei, nós somos falhos, somos imperfeitos, somos cópias de Adão, nós morremos como ele morreu somos finito. Então Deus mostrando todo o seu amor para com a homem e sabendo de sua incapacidade para pagar o preço exigido pela desobediência, envia então Seu filho, seu único filho para pagar o preço, esse preço é preço de sangue. Cristo deveria ser morto, da forma mais terrivel possível, suportar todo o castigo para que Deus pudesse aceitar de novo o homem, se relacionar com Ele. Cristo é uma matriz perfeita, e através Dele temos novamente acesso à Deus. Então, resumindo a Biblia, aponta, direciona único e exclusivamente para Cristo. Ele é a mensagem de salvação que Deus quer mostrar.Ele é o nosso advogado que nos representa diante do Supremo Juiz. Sem Cristo não há salvação, creia ou não, nós passaremos pela morte porque ela é o preço pelo pecado que cometemos diariamente. Mas um dia seremos eternos e perfeitos, cópias fieis e perfeitas do Cristo perfeito que veio ao mundo na forma humana para se entregar por mim e por vc.Deus se revela na natureza e epecíficamente através da Biblia. Se quizermos conhecer mais sobre esse Deus que dizemos crer, é só lermos Sua palavra que é a Biblia. Jesus disse que nós erramos quando não conhecemos as escrituras sagradas.
    O livro está aí, talvez empoeirado sobre a estante, esperando que alguém se intersse. Nós seremos indesculpáveis se dissermos que não o conhecemos na essencia, porque oportunidade não nos falta.

    Grande abraço a todos

    Ronivaldo.

    ResponderExcluir

Fale! Pode falar que qualquer comentário é bem vindo e eu respondo também!