terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Internet e suas influências...

Helo guys!

Não se assustem, ainda sou eu, a mesma blogger de sempre, apenas com um novo nome de tela... Estou procurando assinar meus trabalhos com o meu nome, não com um apelido que nem mesmo fui eu que criei...
Mas como estão vocês? Bem? Mal? Eu estou ótima! Apesar dos trancos e barrancos de cada dia, minha vida tem tomado cada rumo inuzitado realmente impressionante e maravilhoso! Claro que, algumas pessoinhas têm sua parcela de culpa em tudo isso, não que venha ao caso...
Beeeeem, gente amada, o post de hoje não falará sobre os benefícios e malefícios da Internet, o perigo que corremos nela e bla bla bla, coisa que os jornais estão cansados de mostrar, então, quem sou eu para mostrar também, não é? Mas sim, venho falar sobre a evolução e ao mesmo tempo, retroceço que a Internet está nos trasendo. Tive a ideia de fazer um post sobre isso ao ler um e-mail que recebi, o qual colo logo abaixo, mais precisamente, um trecho do mesmo:

Roger Chartier: "Os livros resistirão às tecnologias digitais."

Especialista em história da leitura afirma que a Internet pode se transformar em aliada dos textos por permitir sua divulgação em grande
escala.

Cristina Zahar (novaescola@atleitor.com.br)


O francês Roger Chartier é um dos mais reconhecidos historiadores da atualidade. Professor e pesquisador da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais e professor
do Collège de France, ambos em Paris, também leciona na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e viaja o mundo proferindo palestras.

Sua especialidade é a leitura, com ênfase nas práticas culturais da humanidade. Mas ele não se debruça apenas sobre o passado. Interessa-se também pelos efeitos
da revolução digital. “Estamos vivendo a primeira transformação da técnica de produção e reprodução de textos e essa mudança na forma e no suporte influencia o
próprio
hábito de ler”, diz.

Diferentemente dos que prevêem o fim da leitura e dos livros por causa dos computadores, Chartier - acha que a internet pode ser uma poderosa aliada para manter
a cultura escrita. “Além de auxiliar no aprendizado, a tecnologia faz circular os textos de forma intensa, aberta e universal e, acredito, vai criar um novo tipo
de obra literária ou histórica. Dispomos hoje de três formas de produção, transcrição e transmissão de texto: a mão, impressa e eletrônica – e elas coexistem.” (...)

Aqui está um bom exemplo do que eu gostaria de falar. Sim, livros! Uma cultura muito antiga, antes destinada a poucos, hoje, ao alcance da mão. Lá se foi o tempo em que se era necessário correr à biblioteca mais próxima e voltar com os braços carregados de volumes pesados. Hoje, pode-se em poucos segundos, baixar os mesmos volumes da Internet e ocupar um pequeno espaço na memória do computador.
Há tempo que muita gente se opõe à distribuição de e-books, ou seja, livros eletrônicos, achando que essa distribuição desvaloriza a verdadeira obra. O pequeno trecho acima no entanto, mostra que muita gente não pensa da mesma forma. Eu sou uma, admito.
O mesmo aconteceu com músicas. Muitas vezes minha mãe me pergunta, de onde eu tiro tanta banda boa, no entanto, desconhecida. A resposta é curta e simples: da Internet! Exato, a Internet também é um meio de levar a todos, não só a música e a literatura, mas tambbém, todo o tipo de arte e conhecimento.
Como se já não bastasse, a Internet é o maior e mais influente, na minha opinião, meio de comunicação do mundo! Não ponha sua vida na rede, senão, os chineses saberão dela! Ainda mais agora que temos o Twitter, é impossível não saber o que o seu artista favorito tomou no café da manhã.
Incrível? Sim! Extraordinário? Sim! Importante? Sim, sim, sim! Mas, também tem seus malefícios... Não, eu não vou falar dos pedófelos ou dos crackers, mas sim, de algo que tem me chamado mais a atenção: a influência.
TV aliena; rádio aliena; Internet? Quem disse que a Internet não aliena? A Internet faz algo ainda pior... Divulga a alienação transmitida pelo rádio e pela tv! Já ouvi aos montes, pessoas dizendo que a imprensa distorce verdades, enquanto a Internet a trás nua e crua. Bem, sinto dizer, mas essa informação não é de todo correta. Vejam que, a tv ainda tem seu espacinho reservado na vida de cada um. Então, o que eu vejo acontecer muito é o seguinte: alguém assiste algo na tv, corre pro MSN para contar as novas. Mas, sempre tem aquela mente brilhante para tirar suas próprias conclusões do fato, ou então realmente o presenciou... O caso é que, relata o fato de outra forma, joga na Internet e buuuuum! Todo mundo fica sabendo e claro, acredita! Porque o ser humano tem a necessidade de acreditar em alguma coisa, seja ela concreta ou não.
Então, onde quero chegar?Internet é um intercomunicador social bom? Sim, excelente! Não vivo sem os meus messengers e sem falar que é com ela que eu uso o blog... Ter arte ao alcance das mãos, efetuar compras e vendas sem levantar o traseiro da cadeira é simplesmente perfeito! E claro, o melhor de tudo e ainda fazendo referência aos pontos citados acima, todos têm acesso à Internet, inclusive os donos da verdade! Mas atenção para uma coisa: nem tudo que gira por ela, é verdadeiro e isso é fato.
Bem pessoas, acho que não tenho mais nada a dizer sobre isso... Só que aguardo, ansiosamente, os lindos comments!
Ah! Consertei alguns links da página de links que recomendo, ok?

Então é isso guys, até a próxima,
kissessssssssss!

Um comentário:

  1. Assino em baixo do que você e o Sr. Chartier falaram. Eu mesmo já li livros maravilhosos que baixei na internet, mas nem por causa disso deixei de comprar livros. Sem falar que é muito agradável ter o livro bonitinho nas mãos e poder levá-lo pra qualquer lugar.
    A internet nos dá a possibilidade de conhecer os autores e as bandas que não estão na grande mídia, além de ser uma ferramente rápida e eficiente pra pesquisas.
    Também concordo que não podemos confiar inteiramente no que achamos pela internet. É preciso averiguar a credibilidade da fonte e dos sites que visitamos.

    ResponderExcluir

Fale! Pode falar que qualquer comentário é bem vindo e eu respondo também!