sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Uma Série Desventurada... Desventuras em Série!

Helo guys!

Antes de qualquer outra coisa, quero informar que estou pulando de alegria por, finalmente, voltar a postar descentemente. Espero que essa notícia seja boa para vocês também.
Então, como estão vocês, meus;as queridos/as leitores/as? Eu espero que bem! Eu estou ótima! O inicio de 2011 começou um tanto quanto ruim para mim, mas eu percebi que esse ano será melhor que o passado!
Bem, que tal eu parar de falar de mim e começar a falar do post de hoje? Estou querendo falar sobre isso há tanto tempo e nunca conseguia fazer a jossa do post! Mas hoje eu consegui! Eeeeeeh! So let's go?
Eu li uma série que, sem pensar muito, foi paraa a lista de melhor série que já li! Nem digo melhor livro porque, primeiro, não é um livro só e sim, 13 e segundo, os primeiros livros não me prenderam tanto. Mas os próximos, me surpreenderam! Ainda mais quefoi feita uma adaptação para o cinema, baseada nos três primeiros livros, uma adaptação decepcionante, se me permitem dizer. Eu estou me refirindo a Desventuras em Série, escrita por Daniel Handler.
Como vocês sabem, eu odeio sinopses, então vou fazer minha própria resenha do livro. Mas atenção!: minha resenha pode conter spoilers! Portanto, se não a quiser ler, role para baixo até onde está escrito "fim da resenha". Leiam logo abaixo:

Desventuras em Série foi escrita por um brilhante pesquisador chamado Lemony Snicket, que alega a todo momento, ter o dever solene de contar ao grande público a triste história dos três irmãos Baudelaire: Violet, Claus e Sunny. Mas também, a todo momento, ele afirma que a história é demasiado triste, portanto é melhor que o leitor a deixe para lá.
Antes de contar a história, vou apresentar os irmãos:

  • Violet, a mais velha dos irmãos, começa a história com 14 anos. Tem, como seus outros irmãos, um dom. O seu é de inventora. Quando se trata de inventar e consertar coisas, ela é a melhor.
  • Claus, o irmão do meui, começa a história com 12 anos. Seus óculos lhe dão uma aparência de um menino inteligente e de fato, assim ele é. Um excelente pesquisador, Claus se entende bem com livros. Adora ler e sempre se lembra do que leu. Ele é muito útil para interpretar textos e/ou palavras difíceis.
  • Sunny, a mais jovem, é apenas um bebê. Um bebê muito inteligente, apenas não fala palavras compreensíveis para a maioria das pessoas, a não ser para seus irmãos. Mas o nosso narrador, Lemony Snicket, sempre nos traduz o que ela quis dizer. Com seus únicos quatro dentes, ela morde util ou perigosamente o que precisar. Mas, mais a diante, ela adiquire um grande gosto para a culinária e com ela, se dá muito bem.


Tudo começa quando um amigo da família Baudelaire, o SR. Poe, dá às crianças, a notícia de que seus pais faleceram e ele se tornou responsável pala enorme fortuna que os irmãos erdaram, mas só terão posse da mesma, quando Violet completar 18 anos. Com tal responsabilidade, SR. Poe se põe a procurar um novo lar para as crianças.
Para o azar dos jovens, o primeiro tutor foi um homem malvado e pouco igiênico, chamado Conde Olav, cuja única intenção era pôr as mãos na grande fortuna e para isso, se pôs a bolar estratajemas complicados e inteligentes, os quais não vou revelar para não perder a graça!
Graças à inteligência e às habilidades das três crianças, no fim do livro, o Conde Olav é desmascarado e lá se vão as crianças para mais um tutor.
Os livros, até o volume 8, seguem um padrão: as crianças são postas em uma nova casa com um novo tutor, o Conde Olav, disfarsado, as acha, as prende em alguma armadilha e no fim, é desmascarado, mas sempre escapa. Mas as coisas não ficam só nisso, claro que não! A cada livro, as crianças estão mais inteligentes e o Conde, mais maligno, logo se mostrando um assassino e incendiário de marca maior.
No quarto livro, uma coisa interessante acontece: os papéis de Claus e Violet são invertidos. A inventora se vê obrigada a pesquisar e o pesquisador, a inventar.
No quinto livro, as coisas começam a ficar mais misteriosas. As crianças são levadas a um colégio interno, onde conhecem dois trigêmeos que perderam a família também, em um incêndio. Através de pesquisas, descobrem algo chamado CSC, que de início, não sabem o que é.
A partir do oitav livro, o padrão se quebra. As crianças começam se virar por eles mesmos, enquanto tentam escapar do conde. Eles aprendem, da pior maneira possível, que para sobreviverem, terão de ser tão ou mais malvados que o vilão.
Não vou contar o fim da história, óbvio. Mas posso dizer que é aberto, para que o leitor imagine como tudo terminou. Um ótimo livro para se criar fanfics, admito... Até mesmo estou escrevendo uma... (risos)

Fim da resenha

Têm alguns fatores que me fizeram gostar da série, além da história em si. Um deles são os nomes que são dados aos personagens, como por exemplo, o banqueiro SR. Poe, que vive tossindo em seu lenço branco, que pode muito bem ser uma referência ao escritor Edgar Allan Poe, um dos meus escritors favoritos, que tossiu sangue até a morte.
Outro fator é o fato do real escritor se ocultar totalmente atrás do personagem Lemony Snicket, até mesmo assinando suas obras com esse psiodônimo, para dar mais realidade aos livros. Sua vida pessoal, hora ou outra, é lembrada nas linhas do livro. Ele até mesmo fez para o Lemony, uma biografia, que vocês podem visitar clicando aqui.
O fator que mais veio a calhar para mim durante o período que li a série, foi a semelhança com a vida real. Desde problemas sociais até um grave problema que todos nós enfrentamos quando crianças, mas nos esquecemos quando adultos: criança não tem voz ativa.
A história em si é um verdadeiro e gigante quebra-cabeça, onde Lemony Snicket, aos poucos, nos dá as pistas para encontrarmos as peças e montarmos. Dicas essas que às vezes, os próprios Baudelaire não têm. Sem falar no mistério e suspense de cada linha.
Como se não bastasse, a história ainda nos ensina uma importante e interessante lição de vida, a qual os irmãos aprenderam cruelmente: ninguém é inteiramente bom ou ruim. Todo mundo ajuda e mata um dia.
Interessaram-se? Então cliquem aqui: para comprar os livros no Mercado Livre ou aqui para baixar uma pastinha com todos os livros.
Calmem aí, ainda vou comentar o filme! Que por sinal, vocês também podem baixar clicando aqui. O filme conta, fielmente, as três primeiras desventuras dos irmãos, quer dizer... quase fielmente. Modificações, das grandes, foram feitas. E todo mistério e suspense da história se foi, dando lugar a até mesmo, comédia! Não que no livro não tenha cenas que nos faça rir, mas nofilme, o Conde Olav não parece nem um pouco maligno! Ele é até um vilão divertido! Mas enfim, fica aí a dica...

Bem guys, o post foi grande, mas eu adorei editá-lo. Adoro comentar séries boas! Então, fica aí a dica, leiam se quiserem, mas eu recomendo mesmo!

2 comentários:

  1. Que bacana, eu estava mesmo precisando de umas dicas. Pelo que você escreveu, os livros parecem muito bons. Adoro histórias com suspense. Vou baixá-los agora mesmo e, se gostar, vou até à livraria mais próxima!
    Realmente, o filme não desperta muito interesse. Fazer adaptações cinematográficas pra livros virou meio que moda e os diretores nem sempre se preocupam com a essência da história, como aconteceu com Harry Potter.
    Obrigado por responder minha pergunta. Nos vemos no MSN!

    Kisses.

    ResponderExcluir
  2. Oioi Bernard!

    Eu adoro compartilhar meu bom gosto pra livros... (risos) Ou ao menos, eu acho que tenho né?
    Há tempos que o cinema perdeu o que mais tinha de melhor, que é justamente, um bom henredo. Venhamos e convenhamos que, o que atrai hoje, é a ação ou romance dos filmes, em conjunto com a beleza dos atores.

    Te aguardo no MSN,
    kissesssssss!

    ResponderExcluir

Fale! Pode falar que qualquer comentário é bem vindo e eu respondo também!