quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Cegos, Abram Seus Olhos!

Helo guys!

Como estão hoje? Bem? Eu estou muuuuuuuito melhor, graças a Deus! Em casa, trancada, desde sexta-feira passada que não sei o que é um ventinho de fora... Maaaaaaaaaas... Tá tudo bem!
E Vocês, como passaram de dia das Crianças? Ganharam presente? Eu ganhei uma camiseta preta show, adorei! Quem me deu foi minha mãe preta, uuuuuuuh! Mamãe de coração.
Mas vamos ao post de hoje, cujo nome é um trocadilho muito do idiota, mas fazer o quê? Eu sou a rainha dos trocadilhos idiotas.
Todos vocês sabem que eu sou cega, pois não? Meu mundo, muitas vezes, é hiper diferente dos "videntes", como costumamos chamar. Por exemplo, eu posso ficar aqui o post inteiro falando nomes de softwers (Será que escrevi certo?) que vocês nunca na vida ouviram falar: Dosvox. NVDA, Jaws, Talks... Pois é!
Para que vocês entendam o motivo do post de hoje, é interessante que vocês saibam o que é o projeto Dosvox. É, basicamente, um mine sistema operacional, totalmente falado. Quase tudo que se faz no Windows ou no Linux, pode ser feito no Dosvox.
Todo ano, é sorteada uma cidade brasileira para ter o Encontro Dosvox. É justamente, um encontro onde a equipe da UFRJ responsável pelo programa expõe, em palestras, algumas utilidades e novidades do projeto, juntamente com outras pessoas influentes no projeto ou no nosso mundinho cegal.
Muito bem. Sabendo-se disso, vamos ao motivo do meu post de hoje: foi ouvindo a transmissão ao vido do Encontro Dosvox deste ano, digo ouvindo porque foi em Cascavel no Paraná e eu não pude ir, que fiquei muito indignada com alguns comentários que foram feitos. Não a respeito do programa Dosvox, apenas, mas sim, sobre nós, cegos e a nossa relação com a sociedade. Como sou uma menininha muito revoltada, venho desabafar no meu blog, claro. So let's go!
Um dos tópicos que foram mencionados, foi a literatura. Disseram que hoje em dia, não há nada mais difícil do que arrumar bons livros para um cego. E isso lá é mentira? Não, não é!
Alguns de nós tiveram a oportunidade de estudar em escolas especializadas, como o Instituto Benjamin Constant. Eu fui uma. Esses então, acostumaram a usar o método Braille para estudar. Porém, como não são todas as instituições que utilizam esse método, tiveram ou melhor, tivemos de contar com a informática.
Aí que mora o problema! Arranjar um livro didático digitalizado não é nem um pouco fácil. O bom é que, enquanto as instituições estão preocupadas demais em muito falar e pouco fazer por nós, nós arrumamos um escâner para resolvermos o nosso problema.
E falando em livros, eu nem posso levantar minha bandeira contra a pirataria, porque passo pelo mesmo problema com outros livros, que me interessa ler apenas por diversão. Porque as editoras têm uma cópia de todos os livros que lançam digitalizada, mas não pode, nem ao menos, vender para nós e por isso, eu tenho que contar com o bom e velho download.
Não pensem vocês que esse meu desabafo é para chamar a atenção de alguém, pois, eu não posso reclamar de nada, enquanto a tecnologia estiver ao meu favor. Só espero que ninguém venha reclamar nos meus ouvidos, caso alguma dessas coisas seja ilegal.
Vocês leitores/as concordam comigo? Agora que nossa situação está exposta? Porém, é importante ressaltar que, eu realmente n
ão estou chamando a atenção para nós, cegos. Eu morro de raiva quando vejo algum colega meu se fazendo de pobre coitado nas ruas. Pois, até onde sei, a deficiência visual é a que menos incapacita a pessoa, porém, entendo que não é assim que somos vistos.
Sem querer citar nomes, já vi colegas meus aproveitando de suas deficiências para furar filas, se eleger em campanhas políticas, etc, etc, etc. E depois, vem chorar nos meus ouvidos, dizendo que ninguém os ver como iguais. Mas aí eu pergunto: como podemos querer sermos vistos como iguais, se não nos comportamos como tal?
É complicado guys, é complicado. Mas, isso foi só mais um dos meus desabafos, ninguém é obrigado a concordar comigo, óbvio.
E aí, onde estão meus lindos coments? O que vocês pensam sobre o assunto? Ficarei no aguardo!
Ah, e antes de me despedir, quero avisar que coloquei mais um link na página de links que recomendo.

Agora me despeço de vocês com um abraço,
Kissesssssssssssssss!

2 comentários:

  1. Olá querida! Quanto tempo, né?

    Bem... Vou começar a responder as postagens por essa, tá?

    Realmente não conheço os programas que vc citou. E sequer sabia do trabalho da UFRJ.

    Não gosto muito de falar sobre deficiência física ou de qualquer outra natureza com alguém que tenha alguma deficiência.... Porque algumas pessoas se sentem mal por isso. Deixa eu explicar. Você, por exemplo (só estou falando porque vc tocou no assunto,tá?), é deficiente visual e já mencionou isso uma outra vez... Mas eu fiquei com receio de fazer perguntas ou mencionar esse assunto pq não sabia como vc lida com esse assunto. Entende?

    Eu, por exemplo, posso até não ter nenhuma deficiência física, mas tive um sério problema de saúde no ano passado e não me sinto bem quando alguém faz alguma pergunta ou menciona o ocorrido. Foi uma época muito dolorosa para mim e não gosto de lembrar, sabe? Se uma pessoa fala disso, eu me retraio, recuo um pouco. Fico mal...rsrs...

    Bem... Eu respeito muito as pessoas que tem alguma deficiência e até tenho um tio que tem esquizofrenia, que é uma doença mental séria e cruel. O que me deixa com um pouco de raiva, às vezes, é quando ele tenta tirar proveito da doença para conseguir certos privilégios... Deixa eu explicar... Nos momentos que ele é mais ele mesmo, ele se faz de coitadinho para conseguir favores de outras pessoas. Isso não é legal.

    Bem... Todo deficiente físico ou mental tem ser tratado com respeito e eu fico revoltada quando isso não acontece. Algumas pessoas pensam que as coisas nsó acontecem com os outros... E eu já vi centenas de vezes as pessoas supostamente normais tratarem com desdém aqueles que eles não consideram normais.

    E como vc disse, as pessoas que tem alguma deficiência tbm tem obrigação de respeitar as outras pessoas e não se aproveitarem da deficiência.

    Bem... É isso.

    Gostaria de te fazer uma pergunta... O que vc acha do que as editoras estão fazendo? Essa de excluir alguns grupos que fornecem ebooks? Não fique com medo de responder... Temos a liberdade de expressão, né? rsrsrs...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oioi Luna!
    Antes de começar a responder o coment, quero fazer o meu próprio: eu sabia que esse post geraria polêmica. Digamos que a cada 3 pessoas que Lêem o blog, uma comenta. Tudo bem, eu respeito isso. Mas então, no e-mail, MSN, etc, recebi cada comentário que... enfim, eu não esquento, não mesmo!
    Agora sim, vamos lá Luna: bem, de certa forma, você faz bem em se privar de conversar sobre certos assuntos com certas pessoas. Tem gente que se ofende, gente que acha graça, gente que nem liga... Eu, por exemplo, não vejo problema algum em dizer que sou cega, explicar os motivos e como faço esta ou aquela coisa. Tenho muito senso de humor, faço muitas piadinhas! Porém, não são todos que são assim, muito pelo contrário.
    Conheço muitas pessoas como seu tio. Não vou dizer que sou uma, mas minha família, às vezes, faz questão de ser por mim. Tenho que dizer, isso me chatea bastante. Não gosto que façam nada em meu nome.
    Quanto às editoras, eu nem esquento em te responder. Liberdade de expressão existe e eu gosto e também, não vou dizer nada que possa comprometer algo ou alguém e se puder, não ligo! (risos) Eu, sinceramente, não entendo o motivo disso. Para mim, e-book é um livro como o audiobook, que vem conquistando o mercado, é um livro como um de papel, é um livro! E pode ser útil! Realmente, não entendo isso. ENtão, não posso concordar ou discordar, se simplesmente, eu não entendo porquê isso acontece. Agora, por mim, o e-book seria vendido, que seja, como qualquer outro. Isso diminuiria o número de downloads? Duvido muito! Mas... Ao menos, facilitaria a vida de muita gente honesta.
    Espero que eu tenha te respondido e
    não exite em perguntar o que for!
    Beijossssssss!

    ResponderExcluir

Fale! Pode falar que qualquer comentário é bem vindo e eu respondo também!