terça-feira, 30 de novembro de 2010

O que realmente queremos? Um mundo para nossos filhos ou filhos para nosso mundo?

Helo guys!

E aí, como vocês estão? Eu estou tão emo hoje! Vocês não fazem ideia, me deu um ataque super down agora aqui... Lembram-se da apresentação de sexta-feira que eu comentei no post anterior? Pois é, meu teclado pifou e só volta do conserto quinta-feira! Eu estou bastante preocupada, pois duas meninas confiaram em mim para tocar uma música para elas e devido a isso, ainda não pude ensaiar!
Para melhorar minha crise emo, aqueles pensamentos super felizes de cantar e tocar para um monte de gente se misturam com outros não tão felizes... Daí, eu pego meu celular e começo a ouvir uma música da banda Blackmore's Night chamada Castles and Dreams, que só "melhora" meu ânimo. Vocês entenderão porquê se clicarem aqui para conferir a letra e o vídeo da música. É triste e linda... Como eu gosto! Heeeehehe! Como tudo se combina, enquanto eu ouço essa música e edito este post, está chovendo! Só falta as estrelas agora... aha!
Mas chega de blablablá, porque o post não tem nada a ver com isso. Só estava desabafando um pouco mesmo... O post tem a ver com um e-mail que recebi, encaminhado por meu tio. Geralmente eu detesto correntes, mas o texto dessa me chamou a atenção, então, vou colá-lo abaixo:

A Evolução da Educação:

Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...

Leiam o relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder).
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00


E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.

Vocês entendem isso? Tem mais, mas eu não achei necessário copiar... Só explicando de onde veio o texto e aquela baboseira de toda corrente, repasse e tals. Mas então, vocês entendem isso?
No fim do texto, que a burra aqui acabou de lembrar que deveria ter copiado sim, tem uma boa pergunta, a pergunta que faço para vocês: nós dizemos que devemps preparar um mundo melhor para nossos filhos. Não seria melhor preparar filhos melhores para nosso mundo?
Eu, particularmente, acho que essa professora aí tem razão. Não pelo ensino de matemática, que a cada dia aprendemos mais e mais equações com x e y que nunca usaremos e são esquecidas as quatro operações necessárias ao nosso dia-a-dia, lembrando que estou falando como aluna. Mas me refiro ao rumo que as coisas vêm tomando com o passar do tempo. Em uma linguagem bem informal, eu poderia dizer que estamos dando cada vez mais mole aos nossos filhos. "Nosos" entre aspas, claro, ah! Vocês entenderam o que eu quis dizer.
Pensem comigo: o mundo não vem piorando sozinho. Há culpados para tudo e a culpa não é do planeta em si. Então, na minha opinião, eu acho importante lembrar que, não devemos limpar o mundo para nossos filhos viverem bem. Mas sim, ensinar nossos filhos a viverem bem no mundo.
Uma pergunta que talvez vocês possam fazer, ao menos, eu me fazia sempre e acho que encontrei a resposta: o que tem a ver o modo de vida atual com muitas das trajédias recentes? Pois, quando uma pessoa está acostumada à vida fácil e à ignorância, tem a tendência a conquistar tudo que quiser à base do modo fácil e ignorância! Estou errada?
Bem guys, agora expressem-se vocês, eu estou errada? O que vocês acham sobre isso?

Até a próxima,
kissesss!

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com você. Se criarmos bem nossos filhos, logo nossos filhos cuidarão bem do mundo e assim por diante. Às vezes fico me perguntando como o mundo pode ter mudado em tão pouco tempo. É claro que houve muita evolução e melhorias no geral, mas, por outro lado, muita perda de valores.
    Antigamente, no tempo de nossos pais e avós, a educação, tanto em casa quanto na escola era super rígida. Coitado de quem dissesse uma palavra sequer de desrespeito contra os pais ou os professores. Hoje em dia, vemos crianças xingando e ditando regras para os pais, agressão aos professores, depredação de escolas e outros prejuízos à sociedade.
    Uma das razões para essa desordem é a desestruturação da família, em que os pais estão cada vez mais jovens, muitas vezes não têm uma boa relação, trabalham demais e não têm tempo para os filhos. As crianças não têm a mínima referência de lar, família ou respeito. Quando foi que tudo isso se perdeu?
    O ideal seria que houvesse um equilíbrio entre o respeito e a liberdade. A humanidade pode ter evoluído, mas ainda tem muito o que aprender.

    P.S.: A música do Blackmore's Night é mesmo linda. Espero que o seu teclado seja consertado logo e que você consiga ensaiar pra sua apresentação.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oioi Bernard!
    Antes de qualquer coisa, seja bem vindo ao meu espacinho. (risos)
    Sabe o que mais me impressiona nisso tudo? Justamente a rapidez com que as coisas vêm mudando. Quer dizer, aqui temos um exemplo de mudança desde 1950 até os dias de hoje. Já é um tempo curto. Mas eu vi coisas mudarem de 1994 pra cá! É rápido demais, não acha?
    Acredito que a humanidade tenha muito a aprender, fato. Mas como as coisas estão andando, acha você que estamos perto de alcansar esse equilíbrio?
    Quanto ao meu teclado, já foi consertado, já fizemos a apresentação e foi muito show!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Fale! Pode falar que qualquer comentário é bem vindo e eu respondo também!